Gestão empresarial é o termo utilizado para o processo de administração de ações estratégicas com o objetivo de corrigir erros, medir resultados, analisar problemas e evitar falhas. Envolve a utilização de recursos humanos, financeiros e estruturais. Em outras palavras, trata-se do conjunto de práticas que garante o sucesso ou o fracasso da tua empresa.
Por isso, todo o cuidado é pouco. É necessário que o gestor seja capaz de avaliar variáveis, realizar acompanhamentos constantes, investir em boas ações de marketing empresarial e, sobretudo, focar no que é realmente importante, evitando o desperdício de tempo e dinheiro.
Se queres otimizar a tua gestão e garantir o sucesso da tua empresa, selecionamos 10 pontos que não podem ser negligenciados na hora de gerir o negócio. Lê atentamente tudo e começa a agir imediatamente!
O que é a gestão empresarial?
Como referido anteriormente, a gestão empresarial diz respeito ao conjunto de técnicas utilizadas para melhorar os resultados do negócio. Essas estratégias levam em consideração as finanças, a estrutura e o relacionamento de uma determinada organização com o seu público-alvo.
Esse tipo de gestão busca um melhor desempenho a cada mês ou ano. Geralmente, as responsabilidades de gestão corporativa são atribuídas aos diretores ou supervisores. Em seguida, esses profissionais orientam os colaboradores a reavaliarem a sua forma de trabalhar visando gerar ainda mais receita.
As estratégias de uma gestão empresarial bem-sucedida determinam o futuro do negócio. Assim, os empreendedores devem reconhecer a importância dessa gestão e como todos os setores são afetados, direta ou indiretamente. Por essa razão, é fundamental que uma boa gestão seja realizada para prevenir quaisquer problemas que possam surgir ao longo dos anos.
Quais os impactos de uma boa gestão empresarial?
Os impactos de uma gestão empresarial bem-sucedida resultam em várias vantagens para a empresa e seus funcionários. Em primeiro lugar, ocorre uma centralização da gestão, na qual colaboradores qualificados podem cuidar das atividades de gestão. Isso permite que eles adquiram conhecimento e experiência em relação às estratégias e sejam capazes de implementá-las adequadamente.
Definição de objetivos específicos
Com uma empresa bem gerida, os diretores podem estabelecer novos objetivos com propósitos claros e específicos, além de motivar os funcionários. Os objetivos devem ser descritos em detalhe para facilitar a compreensão dos colaboradores. Apenas os empreendedores que compreendem a situação atual da sua empresa em determinado momento podem avaliar os objetivos para os próximos meses.
Aumento nos resultados da empresa
Como é possível observar, os benefícios deste tipo de gestão influenciam os processos empresariais, as equipas, bem como os resultados e a busca por potenciais clientes. São vantagens que devem ser aproveitadas por todos os empreendedores que visam liderar um determinado segmento.
Redução de despesas desnecessárias
Os empreendedores estão cientes de que novas despesas surgem quando menos esperam. Em alguns casos, essas despesas são realmente necessárias e devem ser pagas para garantir o funcionamento da organização. No entanto, outras poderiam ter sido evitadas com uma gestão mais eficiente. Portanto, um bom gestor torna-se essencial para as empresas, independentemente do setor ou porte.
Quais os tipos de gestão empresarial?
Existem diversos tipos de gestão empresarial, cada um com seus benefícios, auxiliando as empresas a crescer, pois esse é o objetivo principal. Os mais conhecidos são os modelos meritocrático, democrático e autoritário.
No modelo meritocrático, o desempenho dos melhores colaboradores é valorizado. No modelo democrático, os colaboradores têm um forte poder de decisão nas escolhas empresariais. Já no modelo autoritário, o gestor é o líder responsável por tomar essas decisões.
Além desses, temos a gestão da cadeia de valor, o ciclo de inovação, o foco nos processos e o foco nos resultados. Esses modelos levam em consideração diferentes fatores para aprimorar o desempenho da organização, mas todos são eficazes quando aplicados corretamente.
Antes de explorarmos as melhores práticas de gestão e marketing empresarial, é importante compreender quais são os principais modelos de gerenciamento. Afinal, cada um deles apresenta peculiaridades que resultam em maior ou menor ênfase em determinadas estratégias.
Isso também ajudará você a identificar os melhores líderes e manter um alinhamento consistente entre os objetivos da empresa e a equipa. Portanto, a seguir, apresentaremos os principais tipos de gestão para que você possa identificar em qual deles sua empresa se enquadra!
Cadeia de valor
Relaciona-se essencialmente com o valor que os clientes estão dispostos a investir nos produtos e serviços da sua empresa. Nesse caso, o marketing empresarial deve ser direcionado para agregar valor aos produtos e serviços.
Ciclo de inovação
Tem como foco a implementação de inovações nos procedimentos e soluções adotados pela organização. Isso é alcançado por meio de um trabalho contínuo de pesquisa, planejamento e implementação de novos processos, produtos e serviços, seguindo três etapas: criação, implementação e aproveitamento.
Ciclo PDCA
É um modelo de gestão empresarial que busca a melhoria contínua e sistemática de processos, produtos e serviços, visando sempre maior eficiência e agilidade nas decisões.
Quais são as 10 melhores práticas de gestão?
Agora que já sabes mais sobre o que é a gestão empresarial e quais são os seus principais modelos, está na hora de ficares a par de algumas práticas que vão contribuir imenso para o sucesso do teu negócio:
1. Dá importância à gestão de pessoas
A base de qualquer empresa são as pessoas. A equipa de marketing pensa em como atrair o consumidor, o pessoal do atendimento ao cliente resolve os problemas e garante a fidelização, os vendedores são a linha da frente no ponto de venda, entre outros.
Se os colaboradores são tão importantes assim, nada mais justo do que dar uma atenção especial a eles, concordas? A gestão empresarial precisa, portanto, valorizar os colaboradores. Isso pode e deve ser feito através de formações para capacitar os liderados, como planos de carreira, metas bem definidas, bónus por produtividade e outras abordagens orientadas para a gestão estratégica de pessoas.
2. Utiliza ferramentas para otimizar a tua gestão
Gerir uma organização é uma tarefa desafiadora, que exige flexibilidade, agilidade e foco. Sabes quantas tarefas tens para resolver ao longo do dia? E quais são as tuas prioridades? São muitas demandas e responsabilidades para o profissional administrar ao mesmo tempo — e, frequentemente, pode ser difícil saber quais delas requerem mais atenção.
Quem deseja alcançar bons resultados deve ter precisão nas atividades diárias. Por isso, porque não aproveitar a ajuda da tecnologia nessas horas? Descobre, a seguir, algumas ferramentas que ajudam na gestão empresarial.
Evernote
O Evernote é um software que permite a gestão de projetos através de listas, notas, pesquisas, anexos e uma organização eficiente. Se quiseres, também podes transformar as tuas anotações e ficheiros numa sequência de slides de forma simples e rápida. Assim, torna-se mais fácil apresentar ideias e orientações em reuniões de equipa, por exemplo.
DropBox
O DropBox é um sistema de armazenamento e partilha de ficheiros na nuvem — ou seja, de forma centralizada e segura. Todas as informações e documentos podem ser acedidos de qualquer lugar, desde que a pessoa tenha permissão para tal. Inclusive, podes controlar quem consegue ver cada conteúdo e dar acesso a vários colaboradores ao mesmo tempo.
CamScanner
O CamScanner é uma ferramenta móvel que digitaliza documentos, sincronizando-os e arquivando-os. A aplicação é ideal para quem precisa trabalhar frequentemente com documentos. A sua interface é de fácil utilização e até podes partilhar os ficheiros via Bluetooth ou exportá-los em PDF, bem como enviá-los por email ou redes sociais.
Trello
Um dos softwares de gestão mais utilizados no mundo, o Trello assemelha-se ao Evernote na sua função; no entanto, é muito mais dinâmico e flexível. Além disso, é uma forma de integrar todos os colaboradores. Nele, podes controlar projetos em andamento, delegar funções e tarefas, criar listas e cartões para organização e monitorização, além de anexar ficheiros, fotos e pesquisas, entre outros.
3. Faça um planeamento produtivo da tua gestão empresarial
Todo o gestor sabe que, para gerir um negócio, é necessário seguir um planeamento estratégico, mas nem sempre isso é feito da forma correta. É essencial criar um plano de ação que seja, de facto, produtivo. Em outras palavras, precisa ser orientado para a administração efetiva, controlada e sustentável dos recursos que a empresa utiliza na execução de produtos e serviços.
O foco do planeamento produtivo é a otimização da produtividade. Para isso, são implementadas medidas que evitem desperdícios, custos elevados e gastos desnecessários. Nesse caso, o gestor precisará prever todas as etapas do processo para, então, torná-lo mais ágil e efetivo, impactando positivamente os lucros e todos os setores da empresa.
4. Implemente métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs)
Os KPIs, também conhecidos como Indicadores-chave de Desempenho, são ferramentas essenciais para analisar métricas relevantes ao negócio. Através deles, podemos identificar os pontos fortes da estratégia e as áreas que necessitam de melhoria para alcançarmos os resultados desejados. Essa abordagem é eficaz tanto para mensurar o desempenho quanto para apresentar os dados à equipa.
A definição e implementação de métricas e KPIs devem ser realizadas antes da execução dos projetos. É possível avaliar os resultados de acordo com cada setor, além de analisar técnicas e soluções para aprimorar a produtividade. Dessa forma, o gestor consegue comunicar-se com os colaboradores e alinhar todos ao objetivo do negócio, envolvendo-os nas decisões.
5. Otimiza os processos internos
Ao longo da vida de uma empresa, vão surgindo vários processos para resolver problemas ou atender a uma demanda específica. No entanto, com o tempo, esses processos podem tornar-se obsoletos e dificultar a continuidade do trabalho, transformando-se apenas em fonte de burocracia.
É importante evitar essa situação. Por isso, é necessário avaliar cada processo interno e adaptá-lo às métricas e aos objetivos atuais da empresa. Eliminar o que é desnecessário, procurar melhorias e manter o que funciona bem. Além disso, é importante realizar revisões periódicas dos processos, para evitar que atividades obsoletas consumam os lucros e prejudiquem a produtividade.
6. Mantém-te atualizado regularmente
Não é apenas a empresa que merece atenção. Como gestor, deves também manter-te atualizado e garantir que os teus conhecimentos e habilidades estejam em sintonia com os desafios diários do teu trabalho.
Por isso, estuda regularmente. Faz cursos, ingressa numa pós-graduação, assiste a palestras e lê os livros da área. Também é interessante acompanhar os principais portais do teu setor para ficares a par das novidades e tendências do mercado.
7. Ouve o que a tua equipa tem a dizer
Mesmo que conheças o teu negócio de ponta a ponta, é importante manter a mente aberta e ouvir o que cada colaborador tem a dizer. Estas pessoas estão em contacto direto com vários processos internos e podem identificar problemas ou oportunidades que passaram despercebidos pelo gestor.
Conversa com a tua equipa e pede feedback. Caso recebas alguma ideia boa, coloca-a em prática. Para além de ser benéfico para a empresa, isso valoriza os liderados e mostra que as opiniões de todos são importantes.
8. Conhece a realidade do teu empreendimento
Ter uma noção realista da tua posição no mercado e do contexto em que a tua empresa se encontra é de grande relevância para uma boa gestão empresarial.
Isso vai contribuir para que desenvolvas estratégias eficientes e tenhas mais clareza na tua tomada de decisões. Saber exatamente em que terreno pisas assegura os limites do teu negócio, evita ações precipitadas e melhora a qualidade das tuas iniciativas.
9. Mantém-te atento ao mercado
Estar atento ao que acontece à tua volta é igualmente importante para garantir uma boa gestão. Precisas conhecer o comportamento de consumo dos clientes, estar de olho nas mudanças e observar as ações da concorrência. Isso permite detetar tendências, adotar novos processos e inovar rapidamente, bem como antecipar eventuais crises.
10. Acrescenta valor social ao teu negócio
Para manteres os teus produtos bem posicionados no mercado, é necessário mais do que qualidade. Num mundo cheio de ofertas e informações, cultivar uma boa imagem e reforçar os teus valores perante a sociedade é uma necessidade.
Por isso, aposta numa divulgação adequada, fortalece a tua imagem e demonstra que as tuas atividades vão além da produção. Apoiar uma causa e criar campanhas sociais, por exemplo, são boas formas de o fazer.
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Texto baseado no artigo da HSM University